SOBRE O IAV

Somos uma entidade sem fins lucrativos que trabalha pautada nos princípios da inclusão social no desenvolvimento de crianças e jovens, através do basquetebol, com foco nas qualidades educacionais, para que se tornem cidadãos de bem.

LOCALIZAÇÃO

(16) 99169-3728

(27) 2142-4169

 

Rua José Malta, nº 142, Térreo, Fradinhos, Vitoria, Espírito Santo. CEP: 29.042-480

contato@iav.org.br

ACOMPANHE O IAV NAS REDES SOCIAIS
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

© Instituto Anderson Varejão

Buscar
  • Blog IAV

Campeonato Brasileiro de Basquete Master

Dos dias 9 a 17 de Novembro a cidade de Vitória recebeu o 34º Campeonato Brasileiro de Basquete Master.




O que é Basquete Master? Basquete Master é o bom e velho basquete para atletas “veteranos”. Funciona mais ou menos assim: Os atletas são divididos em categorias que vão de 5 em 5 anos, começando com a 30+ (de 30 a 34 anos, de 35 a 39, de 40 a 44 e por aí vai) e terminando com 75+ (essa, diferente das outras, começa em 75 e não tem limite máximo de idade). Mas enquanto nas categorias de base os atletas mais novos que se destacam frequentemente jogam nas categorias acima, no master funciona ao contrário. Os mais velhos que podem jogar na categoria mais nova. Faz todo o sentido, não é?

A FBBM (Federação Brasileira de Basquete Master) realiza encontros anualmente pelo Brasil, nos quais reúne em uma cidade atletas e familiares vindos das mais variadas partes do nosso país. Nos últimos anos a maioria foi na região nordeste. Durante uma semana, as equipes se reúnem para uma verdadeira overdose de basquetebol, mas é claro que sempre sobre um tempinho pra passear e conhecer as belezas do lugar da vez.

Esse ano, mais de mil atletas, compondo 99 equipes (33 femininas e 66 masculinas), desembarcaram na capital do Espírito Santo. Isso mesmo. Mais de MIL atletas. E por ser uma competição master, muitos deles aproveitam para viajar com a família, tornando o número de pessoas visitando a cidade ainda maior.



Mas o que faz do Campeonato Brasileiro Master algo tão incrível que me faça escrever esse artigo? Bom, enquanto em outros campeonatos disputa-se apenas uma categoria, o Brasileiro Master realiza muitas simultaneamente. Esse ano, pra ser específico, foram 17 categorias. O que significa 17 campeonatos brasileiros ocorrendo AO MESMO TEMPO. Com fase de classificação e fase final, coroando ao fim 10 equipes campeãs masculinas e 7 campeãs femininas.

Além disso, a competição costuma ser palco de grandes ídolos do basquete brasileiro, atletas que fizeram uma brilhante carreira no país e fora do país, representando também o Brasil em Mundiais, Pan Americanos, Olimpíadas, etc.


Alessandra em ação pela equipe 45+ do Amapá.

Em Vitória, por exemplo, tivemos a presença de Gerson Victalino, Carioquinha, Alessandra, entre outros mais.




E o que o Instituto Anderson Varejão tem a ver com essa história toda?

Além de um Campeonato Brasileiro de Basquete acontecendo aqui pertinho da gente, que não perderíamos de jeito nenhum, os jogos aconteceram em 8 ginásios diferentes, sendo um deles o Tancredão, ginásio em que o nosso Projeto Ídolo Social - Vitória funciona diariamente. Por conta disso, nossos alunos tiveram a oportunidade de acompanhar de perto a ação, conhecer alguns atletas e se inspirar nessas pessoas que levam o basquete para a vida toda, jogando ali na quadra em que eles dão seus primeiros arremessos.



Alunos do Projeto Ídolo Social com Carioquinha. Grande armador da seleção brasileira de basquete que hoje é da categoria 65+, mas esse ano participou pela equipe de Blumenau (Santa Catarina) na categoria 60+.

Foi uma experiência muito bacana pra todos. Veja mais fotos:



339 visualizações1 comentário